domingo, 5 de dezembro de 2010

INICIO DA GUERRA


A guerra civil no Rio de Janeiro não é nenhuma novidade, o crime organizado vem dominando a cidade e controlando um poder paralelo há diversos anos. Porém dessa vez existe um diferencial, já que finalmente o governo admitiu, mesmo que parcialmente, a situação de guerra na cidade maravilhosa.
Tudo começou quando o crime organizado resolveu retalhar a presença das Unidades de Policia Pacificadora em alguns morros que antes eram de seu controle. A tática escolhida pelos traficantes foi a de  atear fogo em veículos por toda a cidade, inclusive tendo as duas principais facções de criminosos se unido para executar tais ações.
Com isso a cidade do Rio de Janeiro praticamente parou nessa última semana, até mesmo nos bairros mais ricos, e teoricamente mais protegidos, o pânico era e é evidente. Dezenas de escolas estão fechadas, o transporte público não opera em diversas regiões e até mesmo falta luz para parte da população das regiões onde os conflitos são mais diretos, como na Vila Cruzeiro.
206796
Blindados da Marinha em ação policial conjunta com o BOPE.
As noticias da “guerra” ganharam as manchetes por todo o mundo e com a proximidade das Olimpíadaso governo do Rio de Janeiro foi obrigado a reagir.  A situação era caótica e diferente do comum, logo as táticas padrões que eram empregadas antes não se aplicavam e foi necessário inovar. É ai que entra oapoio das forças armadas que junto do BOPE tem “chutado a bunda” do crime organizado nos últimos dias. Até mesmo a lei do silencio tem sido quebrada por parte da população das favelas. Isso fez os telefones do Disk Denuncia bateram recordes de denuncias, em uma clara demonstração de “bastá” por parte da população dos morros.
Com os poderes Municipal, Estadual e Federal unidos nessa luta foi possivel ver cenas que eram desejadas por boa parte da população. E como é prazeroso ver o BOPE lutando ao lado das Forças Armadas, como é prazeroso ver traficantes com medo e fugindo desesperadamente, como é bom ver que alguma coisas está sendo feita!
As operações devem continuar nas próximas semanas e as UPPs devem ser instaladas nas regiões que forem sendo dominadas pela policia, obviamente o crime organizado continuará com seus ataques contra a população em uma medida desesperada para tentar sobreviver. Aliás, o crime organizado deve estar arrependido de ter começado com essa onda de ataques, e eu fico aqui imaginado qual deve ter sido a reação dos criminosos que estavam na Vila Cruzeiro ao ficarem sabendo que haviam tanques sendo transportados para o local.
OgAAAOCdD KjM7OvtsvokpGkboZie JU5A JTkUnJ1dG crRBPNEimMqhFIDL9XpB9ZHJ5JNk27T vvLaMEXJm upBMAm1T1UN795LtjuA7 dHxNChi21L Ucpo5
Até mesmo o Comediante de Watchmen veio ajudar.
A situação no Rio é de “vai ou racha”, o estado precisa mostrar de uma vez por todas quem é que manda ou então entregar a cidade para os traficantes. Felizmente dessa vez parece que todos estão dispostos a lutar para por um final feliz nessa triste história do Rio de Janeiro dos últimos 30 anos.
Lógico que só tomar os morros e prender ou matar traficantes não resolve o problema, porém essa é a única forma de amenizar a situação para que uma solução de verdade possa ser aplicada ao longo dos próximos anos e assim quem sabe o Rio de Janeiro finalmente torne-se uma cidade melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário